domingo, 21 de fevereiro de 2010

SAILING AND CRUISING STORIES - JCF (12)

DANIEL GILARD

"Diaphoirus atracado por bombordo ao "Aildée"

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Daniel Gilard arriba ao porto da Horta no Verão de 1969 a bordo do “Diaphoirus”, veleiro do tipo Muscadet construído em contraplacado com 6,5m de comprimento.
Com 18 anos foi o navegador solitário a chegar à Horta até essa data, pelo menos.
Foi assíduo cliente do Café Sport de … cigarros Triunfo (Sem filtro, por favor!).
Regressa a França, abandonando a ideia de velejar até aos Estados Unidos.
2 anos mais tarde, faz Bretanha / Terra Nova e volta a bordo do mesmo veleiro e em solitário, realizando o seu projecto transatlântico.
É em 1977 que Daniel Gilard aparece como marinheiro de regatas oceânicas, ganhando a 1ª edição da Mini Transat no percurso Inglaterra / Canárias / Antigua, a bordo do “Petit Dauphin” (um Serpentaire). Organizada pelo inglês Bob Salmon, esta foi a grande estreia para a Classe Mini.
Em 1979, entra na Transat-en-Double a bordo de um monocasco Wasa, tendo feito escala na Horta para reparar avarias.
Feito isto, e quando chegaram umas cervejas frescas desembarcadas de uma traineira, o Daniel a recordar a sua estreia oceânica enumerando os amigos que por aqui tinha feito.

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DG com t-shirt às riscas no poço do "Diaphoirus"

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No Outono participa noutra Mini Transat, abordo de um Dufour T7, também chamado “Petit Dauphin”, classificando-se em 3º lugar.
A Route des Alamadies, ou seja da 1ª la Baule/Dakar em 1980, é a estreia de Daniel Gilard nos multicascos.
Tinha comprado o “Olympus Photo” a Mike Birch, que lhe fazia a passagem de testemunho durante esta prova. Rondou a bóia de controlo na Horta em 2º lugar.
Em 1981,quando as proas do trimaran amarelo, então chamado “Brittany Ferries FR”, dobraram a ponta da doca, vinha para uma visita ao Faial, aos amigos e recordar a sua 1ª escala neste porto.
E foi durante uma reunião de amigos comuns, estava no mar a La Baule-Dakar 1987, que chegou a notícia do seu desaparecimento de bordo do catamaran gigante “Jet Services V” nos mares de S. Miguel.

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Pesquisa e texto - João Carlos Fraga ©

Fotos - Colecção Privada - JCF

1 comentário:

J C Fraga disse...

Na doca está a traineira "Lubélia", embarcação de fundo em V desenhada pelo Mestre Guilherme Lemos, vanguardista em muitos dos seus desenhos. Ainda deve sobreviver a "Íbis", barco planador com fundo concâvo como entrada de água, que lhe permitia um bom rendimento e estabilidade com um motor de popa de fraca potência.
J C Fraga