segunda-feira, 22 de novembro de 2010

UMA FOTO DE SONHO PARA QUALQUER SPOTTER

ARMADA FRANCESA E NÃO SÓ...

No dia 28 de Abril de 1973, noticiava o jornal "O Telégrafo" o seguinte:
" A visita do porta-aviões "Foch" e do escoltador "Bouvet" trará ao porto da Horta 2,794 marinheiros da Armada Francesa."  (previsto para o dia 7 de Maio)


foto - Francisco Gonçalves 07/05/1973

De facto, confirmou-se estas duas visitas, e pelos vistos mais algumas que não estavam nos planos:

Jornal "Correio da Horta" - 7 de Maio de 1973
"3500 Estrangeiros na Horta, Porta-aviões "Foch", Escoltador "Bouvet", Transatlântico "Statendam"
Se o tempo fosse o que é habitual neste mês de Maio, a Horta teria tido um dos seus grandes dias de turismo. E a baía, com a presença dos dois barcos da marinha de guerra francesa, o porta-aviões Foch, o escoltador "Bouvet, e o luxuoso transatlântico holandês, além de três navios de nacionalidade Portuguesa surtos no porto, engalanou-se de maneira a recordar os seus velhos tempos."


O Escoltador "Bouvet" D624   photo - Wikipédia

Displacement: 2750 tons standard, 3740 tons full load

 Length: 128.6 m

 Beam: 12.7 m

 Draught: 5.4 m

 Machinery: 2 shaft geared turbines, 4 boilers, 63,000 hp

 Speed: 34 knots

 Range: 5000 nmi at 18 knots

 Armament:

 6 - 127mm guns (3 twin turrets)

6 - 57mm guns (3 twin turrets)


4 - 20mm guns (4x1)

12 - 50 mm torpedos tubes (4x3)

 Crew: 347 


O Porta-aviões "Foch" R99   photo - Wikipédia

Clemenceau-class aircraft carrier


 Length: 265 m (869 ft 5 in)

 Beam: 51.2 m (168 ft 0 in)

Draught: 8.6 m (28 ft 3 in)

 

 Propulsion: 6 × Indret boilers
4 × steam turbines 126,000 hp (94 MW)
2 shafts

 Speed: 32 knots (37 mph; 59 km/h)

 Range: 7,500 nmi (13,900 km) at 18 kn (21 mph; 33 km/h)

Complement: 1,338 men, including 64 officers
 (1,920 men including the air group. 984 men if only helicopters are carried.)

 Sensors and processing systems: • 1 × DRBV-23B air search radar
• 1 × DRBV-50 low-altitude or surface search radar
 (later replaced by a DRBV-15)
• 1 × NRBA-50 approach radar
• 1 × DRBI-10 tri-dimensional air search radar
• Several DRBC-31 fire-control radar (later DRBC-32C)
• DRBN-34 navigation radars

 Armament: • 8 × 100 mm turrets (originally) ;
 in the 90s, 4 are replaced by 2 × SACP Crotale EDIR systems,
 with 52 missiles
• 5 × 12.7 mm machine guns

Aircraft carried: About 40 aircraft:
• 15 × Super Étendard
• 4 × Étendard IVP
• 10 × F-8E (FN) Crusader
• 6 × Alizé
• 2 × Dauphin Pedro helicopters
• 2 × Super Frelon helicopters


Statendam  (1958)   photo - Cruise Critic

"Launched at Schiedam on 12 June, 1956, the Statendam was from the outset primarily a tourist-class vessel, with just 84 First Class passengers accommodated on the top of the vessel, the rest being for nearly 900 in tourist class. She operated in tandem with the 1938 Nieuw Amsterdam and 1959 Rotterdam on the transatlantic run in the summer and made cruises, including 'round-the-world, in winter, until 1966 when she began cruising full time, first in the Pacific, then the Caribbean, and finally Alaska in 1981.In 1982, the Statendam was sold to the French Paquet Cruises and renamed Rhapsody. She continued to sail Alaska in the summer and the Caribbean in the winter, and during this period collided with a coral reef.In 1986, the ship was sold again, this time to Greek-owned Regency Cruises. Renamed the Regent Star, she was converted to diesel power at Piraeus and began cruising again.When Regency Cruises folded, she was laid up in Greece. She was scrapped in India in 2004."  in - The Late Great Ocean Liners

 

Horta  foto - enautica.pt


Ribeira Grande   foto - Fotomar (Matosinhos)

No cais comercial, vemos 2 navios dos "Carregadores Açoreanos", o Horta e o Ribeira Grande, aqui ficam alguns detalhes:

Horta (1949-1980) 

Ano de construção: 1949
Estaleiro: Blyth Drydock & Shipbuilding Co. Ltd
Local de construção: Blyth, Grã-Bretanha

Tonelagem bruta: 2586
Tonelagem líquida: 1148

Comprimento: 100.07 m
Boca: 14.56 m
Calado: 5.86 m

Propulsão: motor Diesel 2 tempos, tipo "Doxford"
Velocidade de cruzeiro: 14 nós

Tripulação: 29
Passageiros: 12

Porto de registo: Ponta Delgada

A 11 de Dezembro de 1972 foi transferido para a Empresa Insulana de Navegação em consequência da junção das duas companhias. Em Fevereiro de 1974 foi transferido para a frota da Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (CTM) em resultado da aquisição da Insulana pelo Estado Português. Finalmente, em 1980 foi imobilizado e desmantelado para sucata.
(enautica.pt)


Ribeira Grande (1948-1987)

Ano de construção: 1949
Estaleiro: A.Vuijk & Zonen

Local de construção: Holanda

Tonelagem bruta: 2388
Tonelagem líquida: 1294


Comprimento: 106.52 m
Boca: 14.50 m
Calado: 5.10 m

Propulsão: 1 motor Diesel 3.900 hp
Velocidade de cruzeiro: 14 nós

Porto de registo: Ponta Delgada

A 11 de Dezembro de 1972 foi transferido para a Empresa Insulana de Navegação em consequência da junção das duas companhias. Em Fevereiro de 1974 foi transferido para a frota da Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (CTM) em resultado da aquisição da Insulana pelo Estado Português. Finalmente, em 1987 foi vendido para demolição em Lisboa. (Navios e navegadores)


*
Para finalizar, acho que vale a pena mencionar também dois atuneiros visiveis na foto, são eles:

Pérola do Faial (verde) - propriedade do Sr.Olímpio da ourivesaria com o mesmo nome.

Dom João de Castro (vermelho) - propriedade da Cofaco, construído por mestre Júlio Nunes de Matos em Stº.Amaro do Pico e lançado ao mar no dia 10 de Agosto de 1961. Tinha de comprimento 18.83m , 5.25 m de Boca e 2.03 de Pontal, ostentou a matrícula H-85-C e foi abatido no dia 31-12-1992.  (Maresias)

1 comentário:

Anónimo disse...

O outro navio que está na doca será o Girão?
J C Fraga