sábado, 10 de julho de 2010

"PARTE DO MEU CORAÇÃO AINDA HOJE FICA NO FAIAL, A ILHA AZUL."

É impossível ficar indiferente ao chegar a casa, abrir o e-mail e encontrar além desta foto, algumas palavras num português que o tempo e outras línguas atrapalhou na escrita, mas não no sentimento de quem por aqui passou. A única conclusão que tiro, só vem reforçar a ideia que tinha anteriormente. Não há porto de abrigo nos Açores como o do Faial, podem tentar desviar os iates, as regatas, os navios de cruzeiro e agora também os de carga, mas o verdadeiro marinheiro, aventureiro, iatista sabe que é aqui que tem de fazer a sua escala nos Açores.

A foto data de Janeiro de 1968, nela temos a mítica grua Colby, a mítica Thistle, o San Diego e o lanchão grande em madeira de retirar areia do porto.

A memória essa é de uma criança que por aqui viveu entre 1957 e 1968, filho de um engenheiro de telecomunicações que trabalhou para a Western Union.

Quarenta e dois anos depois a ilha azul, ainda está no coração...

Foto - Redmond Breslin

2 comentários:

J C Fraga disse...

Good picture, Redmond.
No 1º plano temos um lanchão da Bensaúde, a Thistle maravilhosa e destruída estupidamente, o Colby, logo a a seguir a Lubélia, projecto do Mestre Guilherme Lemos com fundo em V. À popa estrá outra traineira que NÃO é o San Diego. O Colby não tinha potência para o varar ali, era muito maior e "morreu" no plano inclinado, para one foi arrastado, vítima do teredo. Realmente lá está a barcaça em madeira que carregava a areia das dragagens até ao canal.
Ninguém "rouba" nada ao porto da Horta que, felizmente, continua a ser privilegiado nos Açores... Cabe a nós, os Faialenses, proteger o nosso património e não o considerar como um dado adquirido e intocável. Infelizmente , quando falha qualquer coisa, é mais fácil dizer que é por culpa dos terceirenses ou micaelenses.
Os meus quase 50 anos de porto, como trabalhador e habitué, já me fizeram compreender muita coisa.
Manda mais fotografias destas.
Abraço
João Carlos Fraga

Anónimo disse...

My great pleasure Joao. I was fortunate to be allowed to spend the summer of 1967 riding on the Thistle and the Elite and being allowed to steer them under supervision too, to learn the number of bell rings to instruct the required speed from the engine and the routes to enter and exit the harbour, a real treat for a 12 year old! I have been saddended to see pictures of the Espalamaca, so beautiful and new looking back in 1966 but am encouraged at Luis's photo and news that the Elite has survived and is now in Sao Jorge.

Regards,

Redmond