domingo, 28 de fevereiro de 2010

PAULINE MARIE I

IMO: 5396583

*

1962 - YSELHAVEN (Nld)

1974 - INPARMA PROGRESS (Nld)

1978 - PROGRESS (Nld)

1979 - PAULINE MARIE 1 (Pan)

1997 - COOKIE ZINGER (Pan)

1997 - NATALEMAR (Hnd)

*

Lenght: 67,32 m

Beam: 10,24 m

Draft: 6,15 m

Em tempos foi muito popular cá na ilha, trazia as "encomendas" da América dos nossos emigrantes, era um género de Natal antecipado.

*

Agradecimentos: Luís Filipe Silva

Créditos Fotográficos: Yvon Perchoc (2ª foto)

6 comentários:

J C Fraga disse...

Realmente, durante muitos anos foi uma ligação importantíssima entre os arquipélagos dos Açores, Madeira e Cabo Verde e as respectivas diásporas de alguns estados da costa leste dos USA.
Era um grande navio, chegou a entrar em New Bedford "a toque" da que ficou conhecida como a Tempestade Perfeita.
Só não sobreviveu ao TEMPO e teve um fim triste, pouco digno.
A sua tripulação era, maioritariamente, de Cabo Verde assim como um dos seus comandantes, António Olímpio David que morreu no naufrágio da draga Areiaçores em S. Miguel, Jan. 2001.
J C Fraga

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Houve dois navios com este nome. Este foi o segundo, o primeiro era mais pequeno, de construção americana. O impulsionador da operação destes navios foi um dos mais famosos capitães da marinha mercante portuguesa do século XX, o Cte. Passos Gouveia, do Funchal, que já passava dos 70 anos de idade quando resolveu emigrar para os EUA e iniciou esta carreira de navios.
O PAULINE MARIE fazia escala regular em Lisboa, onde era agenciado pela Mutualista Açoreana...

davidships disse...

Desculpe meu português um pouquinho fraco.

Eu sou procurando informação no origem de adiantado PAULINE MARIE ex-NOVA SINTRA que, como diga, era um cargueiro anterior do exército ou da marinha dos EUA, construído pela Sturgeon Bay Shipbuilding, Wisconsin (série do FS ou do AKL). Este foi afundado como um recife fora de New Jersey em 1985.

A NOVA SINTRA teve como irmã uma embarcação EUGÉNIO TAVARES nos anos 70 que fosse igualmente uma embarcação ex-EUA. Eu estou procurando suas origens assim como seu destino.

David

Luís Correia disse...

Caro amigo, estive a ver os meus arquivos e não consegui descobrir nada, mas vou continuar a tentar.
Abraço;

Luís

davidships disse...

Obrigado, Luis.

Sim nós continuaremos a pesquisar!

Entrementes, está aqui a extremidade de primeira PAULINE MARIE.
http://njscuba.net/reefs/site_nj06gn_pauline_marie.html

David

Anónimo disse...

O Pauline Marie ex Nova Sintra era o ex FS , serie 330 construido em 1943 em Sturgeon Bay, Great Lakes,USA tinha 497 grt, 52 m de comprido e dois motores diesel GM com 1000 HP, 12k de vel máxima, mas normalmente navegava a 8/9 milhas, Um navio gemeo esteve nos Açores em apoio das forças americanas em Santa Maria e esteve para ser vendido à Mutualista Açoreana, mas a teimosia e estupidez do Gov. português impediu o negócio que ate incluia dois motores novos extra. O Eugenio Tavares é do mesmo tipo, mas deslocava 521 tons e era um Lightouse ship/tender da US coast Guard. Encalhou e foi destroçado em 1977, na ilha de Brava (?)

João Moura, com apoio documental da C. Bensaude e Lloyds R Ships