terça-feira, 10 de novembro de 2009

SHOTS OF THE DAY

Duas grandes incógnitas, estas fotos, pensei que estivessem relacionadas com o D.O.P., aparentemente estava enganado. Se alguém dispuser de alguma informação sobre este aparelho, por favor diga.

Fotos - Alexandre Sequeira

12 comentários:

Paulo Farinha disse...

Sugiro que coloque estas imagens no site SHIPSPOTTING na área de Mystery ships.
Cumprimentos
Paulo Farinha

Anónimo disse...

Isto está comleto ou falta alguma parte?

Como e aonde foi encontrado?

Luís Correia disse...

Infelizmente não posso colocar no shipspotting, pelo menos por enquanto, pois só tenho autorização de as usar aqui, no entanto é uma boa sugestão, vou tentar convencer o dono das fotos.

Luís Correia disse...

Caro anónimo, só conseguir "sondar" algumas pessoas do D.O.P., para saber se tinha alguma coisa a ver com eles, ao que parece talvez não.
De resto não consegui descobrir mais nada.

João Carlos Fraga disse...

Tem todo o aspecto de ser um veleiro, muito estranho, confesso. O nº pode indicar uma competição,(talvez as datas das fotos ajudassem. Falta-lhe o leme, não consigo ver sinais de hélice, existem winches, cabos de aço, sacos que parecem conter velas, etc. Teria lastro no fundo? Sendo um multicasco onde amarrariam o/os flutuadores?
Estou muito curioso e não acredito em qualquer relação com fins científicos.

João Quaresma disse...

Sem dúvida que é muito interessante! tem ali uma cabine...
A lancha que está no travelift da primeira foto, penso que é a "Madalenense", era do meu pai e depois foi vendida para um pescador na Horta que lhe fez umas alterações e a tornou...pelo menos...horrível! Alguém sabe do paradeiro dela? provavelmente foi abatida...

Luís Correia disse...

Não sei o paradeiro, mas acredita amigo, vou tentar saber.

Anónimo disse...

Parece-me ser um casco central de um multicasco experimental, tipo comandado à distancia, mas não de competição. Falta o resto.
AVSAP

João Carlos Fraga disse...

Deve tratar-se do casco de bombordo de um catamaran. Aliás é a hipótese colocada por um conhecido construtor da náutica de recreio é de ser do tipo SWATH (Small Waterplane Twin Hull).
Era tripulado, pois se fosse comandado à distância não teria balsa, winch com manivela, tantos sacos de vela e outra palamenta que se avista nas fotografias.
O número 8 está bem visível, o nome seria Sea ...
Falhei este achado e agora vou continuar a tentar. Agradeço a quem puder ajudar.

Anónimo disse...

Este é o casco central de um trimaran que participou na OSTAR e que arribou ao Porto da Horta onde foi desmontado e reenviado para inglaterra (à cerca de 15 anos) Para quem tem memória A embarcação parecia uma aranha

antonio luis

João Carlos Fraga disse...

Obrigado, embora não o tenha visto já estou esclarecido.
Vou ver se consigo entrar em contacto com a MOCRA, pode ser que eles tenham uma fotografia ou mais elementos.
João Carlos Fraga

João Carlos Fraga disse...

Afinal ando é curto de memória.
Encontrei um papel de 1996 referente ao movimento da Marina da Horta nesse ano e que diz: "o mais extravagante foi, sem dúvida, o "Star Trek" de Franco Malingri, trimaran de concepção wave piercing, de cascos pequenos e estruturas em tubos de alumínio e cabos de aço".
Tinha 33' de comprimento e, tal como diz o António Luís, participava na OSTAR desse ano.

João Carlos Fraga