segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SAILING AND CRUISING STORIES - JCF (9)

JESSICA (ADIX)

foto - Manuel Hernández Lafuente

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LOA: 61,80m


LWL: 42.00m


Boca: 8,60m


Calado: 3,90m


Ton.: 378 Ton

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Arquitecto Naval: Arthur Holgate
Interiores: John Munford, incluindo peças recuperadas de alguns yachts históricos
Estaleiro: Astillero Mallorca, 1984
Aparelho - Escuna de 3 mastros em alumínio com cerca 40m (colocados em Inglaterra Powell Masts e retrancas em madeira por Spencer)

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Área Vélica: 1.391 m2 (Ratsey and Lapthone)
Winches especiais fabricados por Lewmar
Motor: 1 GM12V71 de 650 hp
Cap. Combustível: 30.000 l
Vel. Cruzeiro: 10.2 nós
Skipper: John Bardon
Tripulação: 13

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Escala na Horta em Maio de 1985

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D. Carlos Perdomo tinha sido armador de vários yachts, tendo o Jessica sido precedido pelo prestigiado América, réplica do vencedor da taça que veio a denominar-se América's Cup e que é o troféu disputado há mais anos, desde 1851.
Não era a sua 1ª visita à Horta, de onde guardava boas recordações,inclusive de alguns conhecidos e um amigo, o schrimshander Othon Silveira que era o artista da área com maior número de peças na rica colecção deste multi-milionário argentino. Quando conversámos sobre este pormenor, bem destacado na decoração do Jessica, explicou que, para além da amizade, considerava o Othon um dos melhores executantes do mundo nesta arte naïf (que já foi abastardada por muitos, no meu entender).

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Normalmente passava cerca de 11 meses por ano a bordo do seu veleiro magnífico, cujo salão tinha capacidade para receber 50 convidados, dentre os quais se contava o seu amigo, D. Juan Carlos rei de Espanha.
Por outro lado,podia isolar-se na sua área, provida de todos os confortos e que permitia ao casal Norma e Carlos Perdomo uma grande privacidade. Nesta área tinha o seu arsenal de armas de caça grossa, todas custom) do qual era adepto. No Verão desse ano de 1985, com as necessárias autorizações, ia tentar abater um urso branco, o último troféu que lhe faltava.
Apesar das suas linhas clássicas, o "Jessica" era muito rápido atingindo, frequentemente, os 20 nós. Na viagem de Fort Lauderdale até ao Faial, a média das singraduras foi de 277 milhas/dia e isto com ventos que rondaram F3/4.

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Actualmente chama-se ADIX.

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Fotos na Horta, Pesquisa e Texto - João Carlos Fraga ©

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