quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SAILING AND CRUISING STORIES - JCF (8)

--» DOIS NAVEGADORES SOLITÁRIOS SUECOS
--» DOIS BARCOS
--» DUAS VIAJENS

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MARTHA II
Comprimento fora a fora……6,30 m
Comprimento linha de água...5,25 m
Boca…2,60 m
Calado…0,45/1,20 m (com tábua de bolina descida)
Área vélica….17,2 m2 mais Genoa ligeira com 21m2
Lastro ...700 Kg de ferro e cimento distribuídos em 2 tubos de PVC
Desenho e construção – Lars Rehn
Àgua...125 l - Motor de popa.

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Lançado à agua em 1978, dois anos depois do início da sua construção.
Lars Rehn tentou aproximar o desenho do seu barco da forma de ovo, que tem resistência estrutural mais forte.
O poço central, coberto por painéis solares e onde se encontra centrada toda a manobra, dá acesso a duas cabines. A da proa tem dois beliches e uma mesa. Na da popa estão a mesa de navegação e a cozinha.
Depois de um cruzeiro no Báltico, fez a sua primeira viagem às ilhas Faroe, conhecidas pelas suas tempestades.

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Em 1984 parte para Inglaterra e, daí, para a Madeira.
Nos finais do Inverno de 84/85 tenta chegar à Horta, mas é forçado a arribar à Madeira depois de uma curta passagem por S. Miguel.
Na Primavera de 1986 chega à Horta de onde parte para a Suécia, passando pelo Norte da Escócia.
Segundo ele foi uma viagem sem problemas, para além do frio, e regressou ao seu trabalho de recuperação de delinquentes juvenis.

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Thomas Hocke e Lars Rehn

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TAI FUN
Contessa 32
Comprimento fora a fora…….7,77 m
Comprimento linha de água….6,40 m
Boca…………………………..2,29 m
Calado……………………..…1,22 m
Lastro………………………...1.220 kg
Área Vélica………..………….20,81m2
Projecto de Jeremy Rodgers / David Sadler (inspirado no Folkboat)

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Dar a volta ao Mundo era a obsessão de Thomas Hocke e o Contessa 32 Tai Fun foi o veleiro que lhe permitiu tal viagem.
Em Julho de 1981, Thomas zarpou da Suécia e, durante 4 anos, navegou até à Austrália, via Canárias, Cabo Verde, Antilhas, Panamá, Galápagos, Polinésia e Nova Zelândia.
Depois de ganhar algum dinheiro, parte para o mar da Tasmânia e daí atravessa o Índico (o percurso mais perigoso da sua viagem) rumo a Capetown. Seguem-se Santa Helena, Horta e o regresso à Suécia.
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Duas viagens e histórias diferentes, mas o mesmo espírito de aventura a bordo de embarcações pequenas.

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--» DOS NAVEGANTES SOLTARIOS SUECOS
--» DOS BARCOS
--» DOS VIAJES

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MARTHA II
Eslora total……….6,30 m
Eslora flotación…..5,25 m
Manga......2,60 m
Calado....0,45/1,20m (con la orza 100% abatible)
Superficie vélica....17,2 m2 mas génova ligero con 21 m2
Lastre.....700 Kgs de hierro y de cemento distribuidos en dos tubos de PVC
Concepción y construcción de Lars Rehn.
Agua...125 l - Motor fueraborda.

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Botado en 1978, dos años después de iniciarse su construcción.
Lars Rehn intentou que las lineas de su barco se aproximassen, lo más possible, de las de un huevo que tiene la forma estrutural más resistente de la Naturaleza.
La bañera central, con una cubierta en que se encuentran instalados paneles solares y en la que se encontra centrada la maniobra,tiene accesso a dos cabinas. En la de proa se encuentra dos literas y una mesa y a popa la cocina y la mesa de cartas.
Las islas Faroe, famosas por sus tempestades, fueran su primero destino después de un crucero experimental por el Báltico.

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En 1984 parte hacia Inglaterra y desde ahí a Madeira.
Era ya las finales de Invierno 84/85 cuando Lars resuelve navegar hasta Horta, pero se ve obrigado a arribar a Madeira tras una rápida visita a S. Miguel.
En la Primavera de 1986 llega a Horta y desde aquí navega con destino a su casa en Suecia, por el Norte de Escocia.
Según nos escribe fue un largo viaje sin problemas, sino fuesse el intenso frio. Así volvió a su trabajo de rehabilitación de jóvenes delincuentes.

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TAI FUN
Contessa 32
Eslora total.............7,77 m
Eslora flotación......6,40 m
Manga.....................2,29 m
Calado.....................1,22 m
Lastre......................1.220 Kgs
Superficie vélica......20,81 m2

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Diseño de Jeremy Rodgers/David Sadler (de inspiración en los Folkboat)
Dar la Vuelta al Mundo era la obsessión de Thomas Hocke y el Contessa 32 “Tai Fun”serviu para llevarla a cabo.
En Julio de 1981, Thomas zarpó para una viaje que, durante cuatro años, le llevaria a navegar hacia Australia, via Canarias, Cabo verde, Antillas, Panama, Galapagos, Polinesia y Nueva Zelandia.
Despues de trabajar durante algún tiempo, parte hacia Tasmania, atravessa el Indico hacia Capetown, quizá el percurso más periculoso de su viaje. Desde aquí passó por Sta. Helena, Horte y volvió a Suecia.

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Dos viajes y historias distintas, pero el mismo espititu de aventura en dos embacaciónes muy distintas, pero las dos de escaso tamaño.

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Fotos, Pesquisa e Texto - João Carlos Fraga ©

2 comentários:

Gonçalves disse...

Grande trabalho, que está aqui a ser feito, meus sinceros parabéns pelos textos, fotos e blog.
Um dos melhores que já vi até hoje na blogosfera sobre o tema.
Bem hajam.

Luís Correia disse...

Pela parte que me toca, obrigado pelas palavras, servem de incentivo para continuar.