sexta-feira, 21 de agosto de 2009

AREIAÇORES

*

Draga registada em Ponta Delgada, aqui no Faial

trabalhou para a empresa Hortareias.

Segundo ouvi dizer afundou perto de São Miguel.

*

Fotos - Alexandre Sequeira

1 comentário:

João Carlos Fraga disse...

Tinha uma tripulação exclusivamente cabo-verdeana. O Comandante, que creio ser do Mindelo, chamava-se António Olímpio David e exerceu o mesmo cargo durante muitos anos a bordo do Pauline Marie na rota entre as diásporas cabo-verdeanas e açoreanas e as suas ilhas de origem. Neste cargo entrou no porto de New Bedford já sob os efeitos do temporal famoso que deu origem ao livro e filme "A Tempestade Perfeita", que acabou por ver no Salão Paroquial de Castelo Branco pouco antes da sua morte. Também andou embarcado, creio que como cadete, no Ernestina, inclusivamente na viagem em que esta famosa escuna desarvorou durante um temporal em rota para a costa leste dos USA.
Era conhecido nos meios náuticos pela sua serenidade e lhaneza.
Além de bom marinheiro era um artista muito interessante. Como músico, acompanhava-se a si próprio ao cavaquinho ou ao violão, qualquer um deles tocado com uma certa mestria. Nessa condição foi participante de muitas serenatas, quer em casa dos diversos amigos que fez no porto da Horta, quer a bordo do navio que comandava. Era um pintor naïf de mérito e, felizmente, sou proprietário de uma tela, do Porto Grande e do Monte Cara, pintada APENAS com as tintas existentes a bordo: branco, azul, vermelho e preto.
Embora fosse um cidadão do mundo, inclusivamente foi protagonista num dos programas Thalassa sobre os armadores desonestos, o David , ou Toy para os amigos, nunca se esquecia de Cabo Verde e celebrava, sempre que possível, o dia 5 de Julho, o da independência dessa nação. Aí chegaram a estar à volta de uma mesa, não apenas alguns dos seus compatriotas e faialenses amigos, mas também iatistas de diversas nacionalidades com quem convivia neste porto.
Infelizmente não foi o único a morrer nesse naufrágio desastroso, creio que em Janeiro de 2001.
Para trás deixou uma família numerosa, muitos amigos e muita gente anónima a quem nunca recusou uma gentileza ou uma ajuda.
João Carlos Fraga