SEA BIRD
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Comprimento – 25’ (7,62 mts)
Yawl com velas quadrangulares.
O desenho original, cerca de 1900, é baseado nos barcos de pesca de fundo em V, os "skipjacks", de Chesapeake Bay na Costa Leste dos Estados Unidos.
A fim do "Sea Bird" adquirir condições de navegabilidade que permitissem travessias oceânicas, neste caso a do Atlântico Norte, a sua tábua de bolina foi substituída por uma quilha com lastro e equipado com um motor.
Estas alterações foram obra do Capt. Thomas Fleming Day, editor da conhecida revista náutica "The Rudder", e do famoso arq. naval Charles G. Mowers.
- Provar que era possível construir um yacht capaz de arrostar tempestades oceânicas com pouco dinheiro e de fácil construção, mesmo para amadores;
- Chegar a Roma em 40 dias, o que implicava uma média de 100 milhas por dia, a tempo de assistirem a uma prova de motonáutica, acontecimento que devia ser pouco frequente nessa época.
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Tripulação: Capt. Thomas F. Day (skipper) e mais 2 tripulantes.
Aparelharam de Newport R.I. e, depois de uma viagem mais complicada do que esperavam devido a condições meteorológicas atípicas no Atlântico, fizeram escala no porto da Horta.
Trinta e sete dias depois de terem largado dos Estados Unidos, chegaram a Gibraltar, portanto demasiado tarde para assistirem à prova de motonáutica.
Na noite de 18/2/1912, durante uma reunião em que foi homenageado, o Capt. Thomas F. Day ofereceu a bandeira que o "Sea Bird" tinha levado até Roma ao Huguenot Yacht Club, do qual era sócio.
Muito mais tarde, em 1969 e na Inglaterra, durante o jantar anual do OCC do qual era sócio, Frederick Thurber foi a estrela da noite com relatos muito interessantes sobre a travessia do "Sea Bird" até Gibraltar.
Um dos momentos mais interessantes do seu relato, de acordo com muitos dos presentes, foram os pormenores sobre a exiguidade das acomodações do "Sea Bird" (8’ x 6’ x 4’6" de pé direito) onde coabitaram toda a viagem.
Frederick Thuber faleceu em 1972 com 90 anos de idade.
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Pesquisa e Texto - João Carlos Fraga ©
5 comentários:
Aqui em Ponta Delgada existe um seabird construido no inicio dos anos 60 Pelo Sr. Jorge Raposo.Embora muito alterado ainda hoje navega, e foi a estrela da série da RTP AÇORES " O barco e o sonho". Quando era mais novo nos anos 70 muitas horas se navegou no "Cisne"
Lembro-me dele. Era verde, não era?
Infelizmente não consegui ver a série "O barco e o sonho".
Já foi branco, verde , e laranja.
Há já algum tempo que não te vejo nem falo contigo.
Alberto
Pelas iniciais não tinha chegado lá. Mas já vai para alguns anos.
De acordo com Edward Allcard, no "Temptress Returns", Putnam & Co.,Ltd. 1952,o percurso Gibraltar/Roma do Sea Bird foi efectuado a bordo de um cargueiro.
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