sexta-feira, 10 de julho de 2009

ARCHIMEDE

O NAUFRAGO

*

Hoje, vamos "recuar" no tempo, mais propriamente à noite de 12 de Janeiro de 1953. A Baía da Horta estava a ser fustigada por um violento temporal o que originou entre outros prejuízos o "encalhe" do navio ARCHIMEDE.

Este cargueiro de bandeira liberiana, (tipo Liberty) foi construído nos Estados Unidos, para dar apoio às operações de guerra, principalmente na Europa. Tinha 134,7 m de comprimento e 7.000 t. de arqueação bruta.

E agora estava "encalhado" em frente ao "Largo do Infante" na ilha do Faial. Situação complicada na época. Como foi resolvida a situação? Vale a pena citar na integra o jornal Telégrafo na sua edição de 18 de Janeiro de 1953:

"Como se esperava chegou na manhã de ontem o navio de salvamento "SALVATOR", de nacionalidade norueguesa, que vem trabalhar no desencalhe do "ARCHIMEDE".

Já ontem os mergulhadores de bordo estiveram examinando o casco do "ARCHIMEDE".

O "SALVATOR" está equipado com aparelhagem moderníssima para este género de trabalhos, e as suas bombas podem extrair 4.000 toneladas de água por hora."

Pode-se dizer que o SALVATOR, fez jus ao seu nome e salvou o ARCHIMEDE no dia 23 de Janeiro, partindo a 22 do mês seguinte depois de ser reparado.

De registar também alguma poluição na então Praia de Santa Cruz, devido ao derrame de combustível.

*

Agradecimentos:

Ao Sr. João Carlos Fraga, pelos seus conhecimentos e memórias.

Ao Aurélio Vieira, pela pesquisa na Biblioteca Pública da Horta.

*

Foto - Júlio Vitorino da Silveira

(retirada da net)

Sem comentários: