terça-feira, 2 de junho de 2009

SAILING AND CRUISING STORIES - JCF

NOVA ESPERO

O yawl de 20' inglês "Nova Espero" na Horta em 1951 durante a 2ª travessia do Atlântico Norte. A bordo encontra-se um dos irmãos T. Smith, provavelmente o Stanley, e o piloto João Faria da Silveira que foi um apoiante do iatismo internacional no porto da Horta.


Em 1949 os irmãos Stanley e Colin Smith atravessaram o Atlântico Norte a bordo do "Nova Espero", incompleto por falta de fundos para tal. Além de outro aparelho, improvisaram um roof com um dinghy de quilha para cima.


Por detrás do yacht, pode ver-se a lancha "Atlântida" da Alfândega da Horta, a "Victória" da ELP, de construção inglesa e ainda com pano, e a "Thistle" também inglesa e ao serviço da Fayal Coal & Co.. Esta embarcação foi desmantelada na Horta, perdendo-se um belo exemplar de construção naval, quer pelas suas linhas quer pelo requinte do seu interior.

Quanto à "Atlântida", muito rápida, saiu deste porto creio que para o Continente. A esquerda ainda se podem ver as popas das lanchas da água.

Texto - João Carlos Fraga

Foto - gentilmente cedida pelo Sr. Manuel Rodrigues

2 comentários:

João Quaresma disse...

Uma vez pediu-me se lhe podia arranjar uma foto da "Velas" da ELP, por falta de tempo ainda não tive oportunidade de lha arranjar! Mas de qualquer maneira, agora já tem uma! A "Victoria" mais tarde mudou de nome para "Velas", é a mesma lancha!!

Luís Correia disse...

Tens razão amigo, mas conto com a tua foto na mesma, nem que seja pela mudança do nome, essas lanchas mais antigas, neste blog são um autêntico tesouro, fica aqui o registo para gerações actuais e futuras verem o que homens como o teu pai ou avô, "penaram" neste canal que nos une Faial-Pico.
Por isso quando tiveres um bocadinho, não te esqueças de dar mais uma colaboração com este blog.
Cumprimentos.