MARIETTE, STEALTH e ALTITUDE
*
Três yachts famosos atracados juntos na Marina da Horta não é coisa rara, com o "Altitude" a servir de 2º plano à escuna "Mariette" e ao sloop "Stealth" embora este, fazendo jus ao seu nome que vem da adjectivação do F111, quase não se veja. Em classes diferentes, estes são 2 dos yachts mais admirados nos campos de regata mais famosos do Mundo.
"Mariette"
*
Comprimento – 42,05 m
Boca – 7,20 m
Calado – 4,80 m
Ton. 165 t
Área vélica – 1.033 m2
Casco em aço.Mastreação em madeira.
Projecto do norte-americano Nathaniel G. Herreshoff, que se inspirou nas escunas rápidas que se dedicavam à pesca nos Grandes Bancos a partir de portos do leste dos Estados Unidos.
Construída em 1915 estaleiro Herreshoff USA para o comerciante de Boston J. Frederick Brown que foi seu proprietário até 1927.
Nesse ano foi comprada por Francis B. Crowninshield que lhe mudou o nome para "Cleopatra’s Barge 11" em homenagem ao barco da sua família com o mesmo nome, considerado o 1º yacht de alto-mar americano e que fez escala na Horta em 1817.
Dentre os vários armadores que mantiveram o seu esplendor, o penúltimo foi Tom Perkins ainda mais famoso por ser o dono do "Maltese Falcon".
*
"Stealth"
*
Comprimento – 28,20 m
Boca – 6,10 m
Calado – 5 m
Altura do mastro – 38 m
Área vélica – 420 / 720 m2
Projecto do arquitecto argentino German Frers, de 1996, para o magnate italiano Gianni Agnelli.
Exceptuando o convés em teca, na sua construção foram utilizados materiais hi-tec desde o carbono, que na versão 3DL foi usado nas velas que, também, são pretas, ao titânio.
O interior é espaçoso, oferecendo o conforto minimalista de um daysailer.
Pouco tempo depois de assumir o comando do "Stealth", Carlo Castelli declarava já ter atingido os 24 nós, embora o limite potencial deveria ser de 30.
A família de Gianni Agnelli manteve o "Stealth" que pertence aos bisnetos John e Karl Elkann.
*
Texto - João Carlos Fraga ©
Fotos - Luís Correia ©
1 comentário:
O Stealth está à venda! Ainda chega a tempo para a Atlanti's Cup 2010.
J C Fraga
Enviar um comentário