segunda-feira, 8 de junho de 2009

HORTA - PONTO ESTRATÉGICO

A Horta desde à muito tem sido um ponto estratégico de paragem para diversos tipos de embarcações na maioria rumando Este com destino ao Mediterrâneo e ao Nordeste da Europa mas também, não tão frequentemente, algumas rumando a Oeste.


A marina da Horta desde cedo começou a mostrar as suas potencialidades e cada vez mais as mostra. De ano para ano vemos cada vez mais destes maravilhosos "hotéis flutuantes" atracando no nosso porto de abrigo, seja para aprovisionamento ou simplesmente por lazer! Infelizmente a nossa marina está ficando em falta com estes, se formos a analisar as condições!! Muitos comandantes destes Yachts olham os Açores como um novo ponto de exploração. Um sitio diferente em que o proprietário ou mesmo um charter possa usufruir de uma excelente gastronomia, uma cultura amigável e uma natureza magnifica.


E é ai que a marina da Horta com as suas características de porto de abrigo poderá vir a ser uma excelente porta de entrada não só para yachts de passagem mas para yachts a descobrir os Açores em geral, mas para que isso aconteça existem diversos factores que teriam que ser melhorados ou até mesmo renovados. Temos falta de uma marina maior mas como sempre o nosso governo pensa em Ponta Delgada primeiro, investindo milhões de Euros num complexo marítimo que se encontra completamente VAZIO!

Precisamos de uma marina capaz de fornecer um Slip para cada yacht e não como temos vindo a ver yachts de milhões de euros de "braço dado". Estas decisões de autorizar ou não um Yacht a atracar ao costado de um outro são sempre levadas ao comandante e muitos deles compreendem o facto da "marina estar a encolher", mas também existem os que dizem que Não!!! Claro que os que dizem que não são sempre aqueles com quem ficamos aborrecidos mas o comandante tem todo o direito de negar um navio ao seu costado, devido a condições de segurança, ora a condições que possam levar a um acidente,e que em caso este o tenha autorizado, se torna completamente responsável levando, a que dependendo da amplitude do estrago, a seguradora possa negar-se cobrir o incidente.


Energia eléctrica é um outro factor muito importante no qual falhamos. Temos energia eléctrica para pequenos veleiros e pouco mais mas quando começam a chegar os Megas que requerem 50 ou 60 Amperes tri-fase ou 100 amperes single-fase, a marina da Horta não dispõe destes Output's. Com isto o tempo de estadia dos Megas diminui!! Internet Wireless funcional é sem duvida fundamental hoje em dia. Temos wireless na cidade é verdade mas não é funcional na marina.


A Marina da Horta poderia ter um serviço de internet wireless o qual teria um acesso codificado facultado aos Yachts em troca de uma tarifa diária. A criação de um retiro somente para tripulação para que estes possam conviver entre si e entre yachts. Existe uma serie de alterações/ modificações que poderiam ser efectuadas, algumas delas sendo relativamente "baratas", agora será por falta de visão futura ou de vontade que nada acontece???


Trabalhei como agente de navegação e todos estes pontos que acima referi foram-me várias vezes questionados!! Agora novamente a trabalhar num yacht como "first mate" vejo que muitas das queixas tem razão de ser!! Estes Yachts que escalam a Horta "ajudam" a nossa economia, seja no Gasóleo que compram (que em alguns casos ultrapassam as centenas de milhares de litros), nas provisões, os restaurantes, os bares e discotecas e até mesmo os nossos taxistas!! Muitos deles têm o "range" para uma travessia transatlântica, então o porque de pararem na Horta???

Porque é uma terra deslumbrante e amigável, mas se as condições disponíveis não melhorarem muitos desistirão. Um comandante grande amigo meu ainda ontem me disse: " Após ter feito um prejuízo de 15000 Euros no casco do Yacht que comando, devido as famosas defesas yokohama, não torno a Horta!!"



A APTO ajuda sempre que pode, bem sabemos, mas para garantir estes existem sacrifícios que se tem que fazer!!! O problema destes yachts não é dinheiro e garanto-vos que preferem pagar mais um pouco e terem a certeza de um excelente serviço do que terem a infelicidade de ter um arranhão no casco logo a criação de um serviço para a remoção destas defesas no cais comercial poderia ser uma opção. Se formos a ver bem todos nós lucramos com isso. Os yachts de dia para dia são cada vez maiores, a dez anos atrás um 180' era um yacht enorme, hoje em dia é um yacht normal mas que para nós continua a ser enorme e são esses enormes que queremos assegurar na nossa marina.


Uma pessoa só não pode construir uma marina, mas pode alertar para o futuro que poderemos ter!!! Acho que pensar um pouco nisto não faz mal a ninguém!! Com a qualidade e dimensão certa passaremos a ter uma marina cheia de Yacths com donos e charters a bordo, descobrindo os Açores!!!! Vejam lá o que acham do meu texto.
Agradeço feedbacks!!

Texto - Délcio Silva
*
Fotos - Luís Correia

5 comentários:

José Carlos disse...

Concordo com tudo o que aqui está escrito, a ideia do retiro tá gira.

Luís Correia disse...

Realmente existem muitas coisas mencionadas neste texto de fácil resolução e provávelmente não muito "caras", pena é que demorem a ser "tornadas" realidade. Vamos acreditar que com a reformulação da zona que no futuro servirá para os "mega", muito do aqui referido se torne uma realidade.

xistosa, josé torres disse...

Não se passará que os responsáveis, debruçados sobre uma pilha de papeis (somos férteis nisso), nem sabem a realidade do mundo lá fora, (do seu casulo onde administram criteriosamente papeis)?

Que tal uma carta, não anónima, registada e com aviso de recepção, só para tomar o pulso aos decisores.
É isso que faz falta em muitos casos e sei do que falo, com 32 anos de experiência autárquica, mas sempre do lado de fora, na rua!

Periquito disse...

Excelente texto.

Apenas 3 questões acrescento.

1ª É urgente a Horta ter um espaço de reparação naval, grande, moderno, eficaz.

2º Estes "relaxes" são (em minha opinião) propositadamente provocados pela kapital PDL, no intuito de "afundar" a Horta em beneficio da sua pseudo-kapital.

3º Boa matéria para pôr nas mãos dos nossos ilustres Deputados, dignos(?) representantes do POVO
e que façam alguma coisa! Nem que seja justificar a "massa" que ganham(?).

O Faial precisa permanentemente de defensores!

Este Blogue está a contribuir (grandemente) nessa, e para essa, defesa.

Por isso um bem haja e um incentivo para continuar!

Délcio Silva disse...

Desde já agradeço todos os comentarios que aqui foram feitos à minha exposição!!!
Só quero acrescentar a minha opinião referente ao comentário do periquito, que segundo o meu ver está excelente!!! O ponto 1 e 2 são realmente muito importantes e verdadeiros!!
Vamos lutar pela nossa Terra!!!

Um abraço de Miami!!
Délcio Silva