domingo, 7 de junho de 2009

H.M.S. ROSE

The Replica

Foi construída no ano de 1970 em Lunenburg - Nova Escócia, com base nos desenhos de construção originais de 1757, encontrados no "National Maritime Museum" em Greenwich. Liderando o projecto esteve o historiador John Fitzhugh Millar.


Infelizmente, como é costume nestes casos, nos primeiros dez anos da sua existência, e por falta de fundos, limitou-se a ser uma atracção turística em Newport - Rhode Island.

Em 1985, já em fase de degradação foi comprada por Kaye Williams, que criou a fundação "H.M.S. Rose Foundation", permitindo assim a recuperação de tão bela "Frigate".

Em 1990 voltava a navegar, sendo certificada no ano seguinte como: "America's first Class-A size Sailing School Vessel", pela Guarda Costeira Americana, tornando-se no maior navio escola dos Estados Unidos.


Em 1996, faz a sua primeira travessia transatlântica, partindo de Boston - Massachusetts no dia 21 de Abril para visitar mais de uma dúzia de portos na Europa.

O mítico porto da Horta, teve o "prazer" de a receber no dia 03 de Maio desse ano, afirmando-se cada vez mais como Rota (quase obrigatória) na travessia do Atlântico.

Em 2001, começou uma nova missão para o H.M.S. Rose, ou seja, desempenhar o papel de H.M.S. Surprise, num dos melhores filmes da actualidade. Protagonizado pelo actor Russel Crowe e com o nome de: "Master and Commander - The Far Side of The World".

Trailer do Filme

*

Links:

"HMS" Rose Specifications

Two Ships Named

*

Fotos - Alexandre Sequeira

Texto - Luís Correia

Consultor Náutico - João Carlos Fraga