quinta-feira, 18 de junho de 2009

SAILING AND CRUISING STORIES - JCF (3)

BARCA "R.C.RICKMERS"

Foto - gentilmente cedida pelo Sr. Manuel Rodrigues

Construída no estaleiro AG Rickmers", Bremerhaven, Alemanha em 1906


Comprimento – 410’ 5"
Boca – 56’ 6"
Calado – 30’ 4"
Tonelagem – 14.745 t
Área Vélica – 6.045 m2 (40 velas)
Trip.- 45
Casco em aço.


Motor auxiliar a vapor com 1.160 hp que lhe permitia uma velocidade a 9 nós.


Considerada a 2ª maior barca do mundo, sendo a 1ª a "France II" com 418’ de comprimento. A viagem inaugural, em Abril de 1906, foi de New York a Saigão e volta.
Depois fez inúmeras viagens de longo curso, incluindo uma a Vladivostok em 1912 às ordens do Czar Nikolau II.
Durante uma dessas viagens, arvorando ainda o pavilhão germânico, fez escala no porto da Horta ao que se consta para víveres e abastecimento de carvão.
Em 1914, no início da 1ª Guerra Mundial, foi apreendida pelo governo britânico no porto de Cardiff, passando a chamar-se "Neath".
No dia 27 de Abril de 1917 foi afundada, quando procedia da ilha Mauritius com um carregamento de açúcar, perto do Fastnet fora da costa da Irlanda, por um dos mais eficientes submarinos alemães, o U66.
A companhia a que pertenceu, actualmente denominada Rickmers Group e fundada em 1831 em Bremerhaven, continua em actividade, inclusivamente com um serviço de porta-contentores.

*

Porto da Horta e o Rickmers Group

Sagres (1) - Gravura de Luís Filipe Silva

Em 1916, e ao que dizem ilegalmente, foi apreendida no porto da Horta a barca de 3 mastros "Max", em viagem do Chile para Hamburgo na carreira do nitrato.
Esta barca que, antes se tinha chamado "Rickmer Rickmers", construída em 1896 no estaleiro AG Rickmers, tinha sido vendida a outros armadores em 1912 passando a chamar-se "Max".
Depois de ser apreendida pelo Governo de Portugal foi denominada "Flores" e cedida ao Governo Britânico como cooperação no esforço de guerra.
Quando regressou a Portugal, passou a chamar-se N.R.P. "Sagres" tendo feito uma carreira gloriosa como navio escola, a qual culminou em 1958 com a vitória na "Cutty Sark Tall Ship Race".
Foi abatida ao serviço em 1962, sendo vendida em 1983 à associação alemã "Windjammer für Hamburg e.V.".
Nesse mesmo ano deu entrada no porto de Hamburgo e, depois de restaurada, voltou a chamar-se "Rickmer Rickmers" e é barco museu nessa grande infra-estrutura portuária do norte da Alemanha.

Pesquisa e Texto - João Carlos Fraga ©

5 comentários:

Luís Correia disse...

A titulo de curiosidade fica aqui mais alguns dados sobre a Sagres (1) - fonte - Luís Filipe Silva:

DESLOCAMENTO: 3 176 tons.

DIMENSÕES: 80,1 x 12,2 x 5,7 mts.

ARMAMENTO: 4 peças de salva de 47 mm.

PROPULSÃO 2 motores diesel Krupp de 70 b.h.p. 1 veio

VELOCIDADE 8 nós (apenas a motor)

GUARNIÇÃO: 181 + 196 cadetes

Gottfried Schwieters disse...

Great find this old photograph.
One of the largest sailships ever...

BTW: there are some typos:
The shipping company is called "Rickmers" not "Rieckmers"
and the ship in Hamburg "Rickmer Rickmers"

Greetings

João Carlos Fraga disse...

Hello Gottfried,
Thanks for your comments. I've already asked Luís to cerrect the names.
It is good to know there are reders who pay attention to waht one writes.
Regards
J C Fraga

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

A barca MAX foi inicialmente "requisitada" pelo Governo Português alegando falta de navios para suprir as necessidades básicas de abastecimento. De facto essa "requisição" foi "sugerida" pela Inglaterra que precisava urgentemente de substituir tonelagem perdida na guerra submarina em curso.
Na sequência da "requisição" dos navios alemães em número de 70, e dos 2 Aurtro-Hungaros, a Alemanha declarou guerra a Portugal e os navios passaram a presas de guerra.

Luís Correia disse...

Amigo, obrigado por mais essa achega, no livro também falas da MAX, por acaso li outro dia.