*
Length : 119.60 ft / 36.45 m
Beam : 26.25 ft / 8.00 m
Draught : 6.90 ft / 2.10 m
*
Naval Architect : De Voogt Naval Architects
Stylist : De Voogt Naval Architects
Decorator : Chan and Mohney Architecture
Engine : 2x 374kW MTU 12V 183TC61 diesels
Speed (max.) : 13
*
Fotos - Luís Correia
26/05/2009
1 comentário:
Acho este blog muito interessante visto não estar na Horta, como antes, para ver e rever muitos destes SY e MY que passam, na maioria, anualmente pela nossa pequena marina!
A Horta desde à muito tem sido um ponto estratégico de paragem para diversos tipos de embarcações na maioria rumando Este com destino ao Mediterraneo mas tambem, não tão frequentemente, algumas rumando a Oeste.
A marina da Horta desde cedo começou a mostrar as suas potencialidades e cada vez mais as mostra. De ano para ano vemos cada vez mais destes maravilhosos "hoteis flutuantes" atracando no nosso porto de abrigo, seja para provisionamento ou simplesmente por lazer! Infelizmente a marina da Horta está ficando em falta com estes, se formos a analisar as condições!! Existem muitos destes Yatchs que gostariam de explorar os Açores usando a Horta como "Base" mas ficar 2 ou 3 semanas a gerador com os donos a bordo não e de todo o mais agradavel!! Temos falta de uma marina maior!! De uma marina capaz de fornecer energia, amaração "solo" e não o que temos visto e cada vez mais Yatchs de milhões de Euros de "braço dado" e internet Wireless (um factor super importante).
Trabalhei como agente de navegação e todos estes pontos que acima referi foram-me várias vezes questionados!! Agora novamente a trabalhar num yacht como "first mate" vejo que muitas das queixas tem razão de ser!! Existem soluções para tudo isto mas, em vez disso, preferem investir em Ponta Delgada onde se encontra um investimento de milhões completamente VAZIO!!!!
Estes Yachts que escalam a Horta "ajudam" a nossa economia, seja no Gasoleo que compram (que em alguns casos ultrapassam as centenas de milhares de litros), nas provisões, os restaurantes, os bares e discotecas e até mesmo os nossos taxistas!! Muitos deles têm o "range" para uma travessia transatlantica, então o porque de pararem na Horta??? Porque é uma terra deslumbrante e amigavél mas se as condições disponiveis não melhorarem muitos desistiram, como um comandante grande amigo meu ainda ontem me disse: " Após ter feito um prejuizo de 15000 Euros no casco do Yacht que comando, devido as famosas defesas yokohama, não torno a Horta!! A APTO ajuda sempre que pode, bem sabemos, mas para garantir estes existem sacrificios que se tem que fazer!!! O problema destes yachts não é dinheiro e garanto-vos que preferem pagar mais um pouco e terem a certeza de um excelente serviço do que terem a infelicidade de um arranhão no casco!!
Acho que pensar um pouco nisto não faz mal a ninguem!!
Com a qualidade e dimensão certa passaremos a ter uma marina cheia de Yacths com donos e charters a bordo, descubrindo os Açores!!!!
Enviar um comentário